LexPoint
 
Portugal Fiscal
IRC
IVA
IRS
IECs
Imposto do Selo
Contabilidade
Alfândegas
Códigos
Minutas
Diário Legal >> Imobiliário, urbanismo e ordenamento do território

Começaram as candidaturas ao Porta 65 Jovem

26.09.2012 | 15:46


Prazo decorre até 11 de outubro



Está aberto um novo período de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem, que apoia financeiramente o arrendamento por jovens que vivam sozinhos, em agregados ou em coabitação.

As candidaturas são recebidas online, no site do Porta 65, até às 20 horas do dia 11 de outubro (hora do Continente).

Podem aceder ao apoio do para pagar a renda da casa jovens com idade entre os 18 e os 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos) que reúnam as seguintes condições:
- sejam titulares de um contrato de arrendamento;
- não usufruam de mais subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.


O programa paga parte do custo do arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.


Preparar uma candidatura

Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos devem confirmar se a morada de residência registada nas Finanças é a mesma da casa arrendada. Se não, têm de a atualizar.

Devem ainda confirmar se já têm a declaração de IRS relativa ao ano anterior a que diz respeito a candidatura entregue nas Finanças e a senha de acesso para entrega das declarações eletrónicas. Esta pode ser obtida junto dos serviços das finanças ou através do Portal das Finanças .

É ainda necessário ter e-mail pessoal, pois tudo se passa online, e ter um Número de Identificação Bancária (NIB) para receber o subsídio.

Para verificar se reúne as condições para se candidatar a este apoio à renda de casa, use o simulador do Porta 65 Jovem, disponível AQUI .

A seguir, para entrar, escolha um dos menus, aguarde que se abra a janela do Sistema de Autenticação do Contribuinte e introduza o seu número de contribuinte e a senha de acesso para aceder ao Portal das Finanças. Depois, basta clicar na área das candidaturas e seguir as instruções.

Não esquecer de clicar em submeter a candidatura e não ficar pela gravação do documento.

O site permite várias funcionalidades, como apresentar uma nova candidatura, corrigir uma candidatura já entregue em conformidade com o que o IHRU possa ter solicitado, alterar o número de identificação bancária constante da candidatura. O novo NIB será considerado no pagamento do mês imediatamente a seguir àquele em que a alteração foi efetuada.

Pode ainda alterar o telefone fixo, telemóvel ou o e-mail constante da candidatura. É essencial que estes elementos se mantenham atualizados dado que constituem o principal meio de contacto do IHRU. É sempre possível consultar os dados da candidatura e as mensagens do IHRU, bem como responder e enviar as respostas.



Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados. Todos os direitos reservados à © LexPoint, Lda. - 2014.

Facebook

design: IBear desenvolvimento: graycell